top of page
IMG_1921.JPG

Hérnia da

Parede Abdominal

Cirurgia "SEM CICATRIZES".

Cirurgia Laparoscópica (mini incisões) pode substituir as grandes incisões.

 

Objectivo:

Tratar a hérnia de forma eficaz, com mínima dor, rápida recuperação e sem cicatrizes visíveis. 

O que pode tratar:

Hérnia inguinal, hérnia umbilical, hérnia epigástrica, hérnia incisional, entre outras...​

 

#cirurgia #cirurgiageral #surgery #cirurgiao #hernia #laparoscopia #laparoscopy 

Hérnia da Parede Abdominal

Uma hérnia define-se como a saída anómala de uma víscera ou parte da víscera para fora dos seus limites, através de um defeito ou fraqueza nas paredes da cavidade que a contém ou por um orifício natural, acidental ou patológico. Tal como o nome indica, a hérnia da parede abdominal é a profusão anómala da víscera por um defeito nessa mesma parede. O tratamento está sempre indicado.

A cirurgia laparoscópica conquistou o seu lugar no tratamento da hérnia por ser segura e eficaz, com mínima dor e cicatrizes invisíveis. 

CIRURGIA DA HÉRNIA
Que tipo de hérnia posso ter?

Vários tipos de hérnia da parede abdominal

AS HÉRNIAS SÃO MUITO FREQUENTES

Hérnia inguinal e hérnia femoral (região inguinal), hérnia umbilical, hérnia epigástrica (linha média acima do umbigo), hérnia incisional (em anteriores cicatrizes), são os tipos de hérnias mais comuns. No entanto, há outros tipos de hérnias que necessitam tratamento. 

Quais as manifestações clínicas?

Impacto negativo na vida diária

PODE SER INCAPACITANTE

Normalmente a hérnia apresenta-se como uma tumefação local, que pode surgir com o esforço e desaparecer com o repouso, podendo causar dor abdominal ou apenas local. 

Pode ter consequências graves?
Necrose intestinal

ENCARCERAMENTO E ESTRANGULAMENTO 

Sim! A hérnia da parede abdominal pode encarcerar (exteriorizar e não retornar à cavidade), e pode estrangular (a víscera herniada perde a vascularização e necrosa). Estas situações requerem tratamento urgente, eventualmente com resseção de intestino.

Tenho de ser operado?
O tratamento cirúrgico está sempre indicado

CIRURGIA É O ÚNICO TRATAMENTO

Todas as hérnias devem ser sempre operadas. O risco de estrangulamento é maior nos primeiros três meses. Com o avançar do tempo a hérnia vai aumentando de volume, o orifício fica cada vez maior, o que pode inviabilizar o tratamento por já não ser possível reduzir a hérnia ou encerrar com segurança o orifício. Por isto, todas as hérnias devem ser operadas o mais cedo possível.

É usada uma prótese (rede)?
Hoje em dia é o mais comum

PARA OBTER BONS RESULTADOS

Dependendo do tipo de hérnia e do tamanho do orifício, é comum usar-se uma prótese. A sua utilização permite reduzir ao mínimo o risco de recidiva. O local onde se coloca a rede também deve ser tido em conta para obter os melhores resultados.

Cirurgia laparoscópica sem cicatrizes
Pode ser a melhor opção (video em baixo)

MENOR DOR E MELHOR ESTÉTICA

A cirurgia laparoscópica trata a hérnia de forma eficaz através de pequenas incisões que se tornam praticamente invisíveis. Este tipo de cirurgia permite colocar a rede na melhor posição, com mínima dor e recuperação mais rápida. Duas das vantagens da laparoscopia são o menor risco de infecção e de dor crónica.

HÉRNIA INGUINAL - LAPAROSCOPIA (VIDEO)
MAIS SUCESSO COM MENOS DOR
Hérnia Inguinal - TAPP (Laparoscopia)
Dr. Carlos E. Costa Almeida

Hérnia Inguinal - TAPP (Laparoscopia)

CIRURGIA LAPAROSCÓPICA - DEPOIMENTOS
IMG_1646.jpeg

"Fui operado a uma hérnia umbilical. Estou muito contente com o resultado final."

A cirurgia laparoscópica da hérnia oferece um tratamento seguro e eficaz, com mínima dor e rápida recuperação, com menor risco de infecção e menor risco de dor crónica pós-operatória.

"Não tive praticamente dor e recuperei rapidamente. Cicatrizes? Nem as vejo."

IMG_1921.JPG
bottom of page