top of page
Healthy_feet_large.JPG

Hiperidrose Plantar

TRATAMENTO MINI INVASIVO

Simpaticectomia Lombar Retroperitoneoscópica Bilateral (Cirurgia) para reduzir o suor excessivo dos pés

 

Objectivo:

Excisar parte do nervo simpático lombar. 

O que trata:

A hiperidrose plantar, ou seja, o suor excessivo dos pés.

#hiperidrose #cirurgia # cirurgiageral #simpaticectomia #coimbra

Hiperidrose Plantar

A hiperidrose primária é caracterizada pelo suor excessivo das mãos e pés, afetando cerca de 0,6% a 1,0% da população. Apesar de ser uma patologia benigna pode ser bastante incapacitante para a vida diária. Existem vários tratamentos, mas a cirurgia é o único tratamento definitivo. Para a hiperidrose plantar (sudação excessiva dos pés) a simpaticectomia lombar retroperitoneoscópica bilateral é a técnica de escolha.

SIMPATICECTOMIA LOMBAR RETROPERITONEOSCÓPICA
O que é a hiperidrose plantar?

Excesso de suor

SUAR EM EXCESSO DOS PÉS

É uma condição clínica benigna caracterizada pelo suor excessivo dos pés, com impacto negativo na vida social e no estado mental dos doentes. ocorre aparentemente por um aumento da actividade das glândulas écrinas.

Quais as manifestações da hiperidrose?

Impacto negativo na vida diária

SOCIALMENTE INCAPACITANTE

Normalmente, a hiperidrose inicia-se na adolescência e tem tendência a melhorar com a idade. O suar em excesso é socialmente incomodo e incapacitante para as atividades rotineiras (pessoais e profissionais). No caso da hiperidrose palmar (das mãos) pode impossibilitar a escrita manual por sujar o papel e causar transtorno no cumprimento. A hiperidrose plantar pode causar incomodo ao usar determinado calçado além do cheiro desagradável associado.

Qual o melhor tratamento para a hiperidrose plantar?
Cirurgia mini invasiva

SIMPATICECTOMIA LOMBAR 

A simpaticectomia lombar retroperitoneoscópica bilateral é o tratamento mais eficaz e o único que oferece resultados a longo-prazo. Através de três pequenas incisões nos flancos é possível reduzir de forma eficaz e segura o excesso de suor nos pés. A recuperação é simples e rápida.

CIRURGIA É O ÚNICO DEFINITIVO

A injecção periódica de toxina botulínica na planta dos pés (várias picadas dolorosas por sessão) pode obter resultados apenas por alguns meses. A simpaticectomia lombar retroperitoneoscópica bilateral oferece resultado duradouro sem necessidade de mais tratamentos, sendo por isso a técnica que privilegio.

Há outros tratamento?
Menos eficazes
A simpaticectomia tem de ser bilateral?
Sim

PARA OBTER BONS RESULTADOS

A falha em obter a anidrose (ausência de sudação) pode resultar de trato nervoso colateral ou inervação cruzada no caso de se realizar apenas o procedimento unilateral. Com a simpaticectomia lombar retroperitoneoscópica bilateral a anidrose ocorre normalmente 30 minutos após a intervenção. Os doentes ficam contentes com o resultado mesmo que ocorra hideridrose compensatória.

Podem ocorrer complicações?
Raras

SIM, MAS SÃO RARAS

Como todos os procedimentos as complicações são possíveis. Não sendo uma complicação a sudorese compensatória pode ser uma consequência. No entanto, esta ocorre normalmente no tratamento da hiperidrose palmar mas não da plantar.

Simpaticectomia Lombar Retroperitoneoscópica
Dr. Carlos E. Costa Almeida

Simpaticectomia Lombar Retroperitoneoscópica

bottom of page