Cirurgia da Vesícula Biliar
Cirurgia laparoscópica.
Cálculos e pólipos são as principais indicações.
Objectivo:
Tratar as patologias da vesícula biliar de forma segura, eficaz e com dor mínima.
O que pode tratar:
Doenças da vesícula biliar que causem sintomas, complicações ou aumentem o risco de cancro.
#cirurgia #cirurgiageral #surgery #cirurgiao #vesiculabiuliar #gallbladder #laparoscopia #laparoscopy #calculos #gallstones #polipos
Vesícula Biliar
A vesícula biliar é um órgão localizado por baixo do fígado, junto ao seu bordo, entre os segmentos IV e V, e por ela passa uma linha imaginária que divide o fígado em dois (direito e esquerdo). Armazena a bílis que é descarregada durante as refeições para permitir a digestão e absorção de gorduras e vitaminas. Frequentemente pode apresentar cálculos biliares no seu interior, os quais são responsáveis por causar sintomas de dor abdominal e por vezes situações complicadas e ameaçadoras da vida. A cirurgia é o único tratamento.
CIRURGIA DA VESÍCULA BILIAR
Quando tenho de ser operado à vesícula?
Cálculos e Pólipos
SINTOMAS E COMPLICAÇÕES
A presença de cálculos biliares sintomáticos ou responsáveis por complicações graves são a principal indicação para se ser operado à vesícula biliar. No entanto, mesmo na ausência de sintomas há razões para se ser operado: cálculos grandes (risco de cancro); pólipos; cancro da vesícula; discinésia biliar (vesícula preguiçosa); algumas doenças associadas.
Qual a melhor forma de ser operado?Cirurgia mini invasiva
COLECISTECTOMIA LAPAROSCÓPICA
A cirurgia laparoscópica é atualmente a melhor técnica. Através de 4 pequenas incisões no abdómen e com a ajuda de uma câmara, é possível remover a vesícula biliar de forma segura, eficaz e com minima dor. A recuperação é rápida.
A cirurgia pode ter complicações?
São raras mas acontecem.
LEÃOS DA VIA BILIAR PRINCIPAL
A colecistectomia (remoção da vesícula) laparoscópica é um procedimento seguro. No entanto, as complicações são uma possibilidade que está presente sempre que se realiza uma colecistectomia. Há estruturas importantes na área e há variações anatómicas que podem originar precalços. A lesão da via biliar principal (canal que leva a bílis para o intestino) é a complicação mais comum.
Quanto tempo tenho de estar internado?
Pouco tempo e rápida recuperação
NORMALMENTE UM DIA
Alguns doentes podem ser operados em ambulatório. No entanto, normalmente opto por um internamento mínimo de ≈ 24 h para que o doente tenha alta com mais segurança.
Posso voltar a comer o que quiser?
Desde que goste pode comer
PROGRESSIVAMENTE PODE
As refeições com bastante gordura (seja pela forma de confecionar seja pelos alimentos usados) são as que mais queixas provocam a quem sofre da vesícula biliar. Após a remoção da vesícula pode progressivamente re-introduzir aquelas refeições e alimentos que adora comer de vez em quando.